Higiene Oral

 

 

 

 

 Sabina Ramalho

 

A Higiene Oral deve ser abordada num contexto de aquisição de bons hábitos e comportamentos de higiene pessoal, permitindo deste modo o desenvolvimento de uma vida saudável.

 

Sabendo que em cuidados de saúde primários a estratégia de intervenção em saúde oral é a promoção da saúde e a prevenção da doença, o higienista Oral constitui um recurso diferenciado nesta área, dado que é um técnico de saúde cuja principal função é prestar cuidados dentários preventivos, motivando e educando o paciente para manter e melhorar a sua saúde oral.

 

Uma das áreas de intervenção é a clínica, onde se trabalha individualmente com o paciente. A realização de uma avaliação da saúde geral e oral do paciente é fundamental pois permite reconhecer os factores inerentes ao seu estado actual, os seus hábitos de higiene oral diários, a razão da consulta, a sua percepção e  grau de motivação na colaboração do tratamento. A fase de diagnostico é igualmente importante, esta inclui a observação intra-oral, a realização de exames auxiliares de diagnóstico, o exame da dentição, através do qual detectam dentes presentes, perdidos, com cáries ou com restaurações, bem como próteses. Após o diagnóstico, os higienistas orais elaboram o plano de tratamento, adaptado a cada paciente, através do qual definem as intervenções a efectuar, tais como aplicação tópica de flúor e de selantes de fissura, dessensibilização de dentes com hipersensibilidade, remoção de depósitos ( Placa Bacteriana e Tártaro) , polimento de dentes e restaurações, alisamentos radiculares e os branqueamentos dentários.

 

A educação para a saúde relacionada com a promoção e manutenção da saúde oral constitui uma outra componente importante do trabalho destes profissionais, uma vez que é da sua competência instruir os pacientes para os cuidados que devem ter com a boca, nomeadamente no que se refere à higiene oral: a técnica  e frequência de escovagem, o uso diário do fio dentário e/ou escovilhões interdentários, o uso de suplementos de flúor, o uso de colutórios adequados.

 

Neste sentido, o incentivo á realização de consultas regulares de Higiene oral ajuda a prevenir os problemas orais e a manter uma boa saúde oral.

 info@primis.pt | Copyright © 2011 Primis | made by DCN - Resolução 1280 x 1024